O maravilhoso mundo das marquises


O desafio era simples: Temas lançados entre mim e o "Por falar noutra coisa".
O que é que isto deu?
Algo como "marquises" para mim e "óculos de sol" para ele.

No que me compete, gostaria de começar por dizer que uma marquise tem tanta importância numa casa como o Bruxo de Fafe tem para adivinhar resultados futebolísticos.

No entanto, acredito que exista quem não consiga ser feliz sem este anexo, podendo mesmo fazer a sua vida girar em torno daqueles míseros metros quadrados.

Para compreender o significado das marquises na vida humana é importante analisar todas as suas funções. É primordial colocarmos então, a seguinte questão:

Afinal, o que é uma marquise? 
  


a) É o local onde se coloca a roupa a secar, ou melhor, uma marquise é uma exposição - onde ninguém paga bilhete - da nossa roupa íntima para toda a vizinhança.
O curioso, é que se grande parte da vizinhança alinhar, muito transeunte vai parar para admirar a fachada do nosso prédio.




b) Uma marquise é o local da casa para onde são recambiados todos os fumadores. É uma espécie de jaula do zoológico, onde toda a gente observa os animaizinhos que apesar de saberem que o cigarro mata os engolem como se não houvesse amanhã (para alguns pode mesmo não haver).



c) Quem já não colocou uma plantinha na marquise ou viu uma vizinha a fazê-lo? Pois é, a marquise é um local para preencher de prateleiras carregadas de plantas. Sim, desde os vasos mais portentosos até aos simples bonsais. Impressionante, é a surpresa que as pessoas manifestam quando a maioria dos vegetais morre, pois a desculpa é sempre uma destas: "foi falta de água", "foi excesso de água" ou "já não estava na altura delas".
São desculpas que nunca falham.






d) E o catálogo de detergentes expostos na marquise? Quem não os alinha de forma fantástica para toda a gente ver a variadíssima quantidade de produtos de higiene e desinfecção que utilizamos? Quem nunca?




e) Uma marquise é o local ideal para um/uma voyeur treinar, pois não existe melhor sítio para observar as/os vizinhas/vizinhos dos prédios em frente enquanto nos escondemos por detrás das nossas calças de pijama do rato Mickey.




f) Geralmente as marquises podem ser sinónimo de "arrumos" que por sua vez correspondem, na maioria dos casos, a qualquer tralha que surja em casa e para a qual não encontramos sítio certo para a guardar.

O que é que isto possibilita?
Autênticas obra de arte para quem observa a nossa marquise da rua.
Por isso, se gosta que admirem a sua escultura de empilhamento de máquinas de lavar roupa, máquinas de secar roupa ,vassouras e outras coisas mais... opte por comprar um apartamento no rés-do-chão.

g) E não, não me esqueci das pias ou tanque de roupa. Sim, aquela coisa de cimento (ou plástico), aquele mono que tanta gente insiste em ter na marquise, nem que seja só para ocupar espaço.





ATENÇÃO!!!
 Uma marquise não é nem deve ser um local para esconder o seu/sua amante por causa de todos os perigos que isso acarreta para os intervenientes. O/a amante pode falecer e você pode ser apelidada(o) de muita coisa pela vizinhança... E o seu/sua companheiro(a) de coisas chifrudas.



Resumindo, uma marquise é como termos uma caneta em mão e uma folha de papel em branco para preencher. Sim, uma marquise é o resultado da nossa inspiração. Por isso:


Inspire-se e faça das marquises de Portugal locais de arte e bem-estar.

Faça os seus amigos dizerem o que os meus dizem: "Quem me dera ter uma marquise em casa para poder fazer o que o Tito faz na dele".
E eu nem tenho marquise.


E pronto, sobre marquises era isto.
Espero que o "Por falar noutra coisa" não se lembre de no próximo desafio me meter a falar de salas de jantar.


Agora, está na altura de conferirem o texto do "Por falar noutra coisa" sobre "Óculos de Sol" em: http://porfalarnoutracoisa.sapo.pt/2015/05/formas-parvas-de-usar-oculos-de-sol.html




Enviar um comentário