Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas - O que é isto?!




O dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, celebrado a 10 de Junho, é o dia em que se assinala a morte de Luís Vaz de Camões em 1580, sendo também este o dia dedicado ao Santo Anjo da Guarda de Portugal, protector do país, e comemorado com um feriado nacional.


Verdade seja dita que o 10 de Junho foi implementado como feriado para ficar próximo do Santo António e dar a possibilidade aos Lisboetas de gozarem uns dias valentes em casa.


Durante o Estado Novo, de 1933 até à Revolução dos Cravos (em 25 de Abril de 1974), este dia era celebrado como o Dia da Raça: a raça portuguesa ou os portugueses. Ainda bem que acabaram com isto, porque como publicidade para o turismo e para investimentos internacionais no nosso cantinho à beira mar plantado era capaz de não funcionar bem...

As comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas são celebradas por todo o país, mas só as Comemorações Oficiais são presididas pelo Presidente da República e outras individualidades como o Primeiro-Ministro, Embaixadores e outras demais ilustres personalidades.


Graças a Deus (ou ao Anjo da Guarda de Portugal), a minha cidade sempre ficou fora destas coisas. 


Estátua ao Anjo de Portugal - Fátima 

Mas, todas estas comemorações são uma coisa muito bonita e uma maneira fenomenal dos políticos ocuparem o seu tempo no dia 10 de Junho. Eles, que tão pouco têm que fazer...
Mas, enquanto o Cavaco desmaia nas cerimónias, o Camões nadou para salvar os Lusíadas em pleno Oceano. Sinceramente, preferia um Camões só com um olho a governar Portugal do que um Cavaco que com dois não vê nada!


Já diz o ditado: "Camões, Camões aquele que via mais com um olho do que tu com três."


As comemorações envolvem diversas cerimónias militares, exposições, concertos, cortejos e desfiles, além de uma cerimónia de condecorações feita pelo Presidente da República. Basicamente é uma queima das fitas em que as pessoas estão de fato e gravata e a fazer de conta que não estão embriagados.

Os dados oficiais apontam para cerca de 250 milhões de pessoas a falar português no mundo e que são sete os país com a língua lusa como língua oficial.
Acho muita gente a falar português... Será que estão a contar com os estrangeiros que durante as duas semanas que cá passam no Verão só aprendem o calão e as melhores asneiras que o nosso dialecto tem para oferecer?

É que se é assim, despeço-me de vocês de forma célere mas alegre, pois que tenho de ir actualizar o meu curriculum visto que também sei falar alemão e um bocadinho de japonês.




Enviar um comentário